O que o azeite extravirgem, chocolate amargo e vinho tinto têm em comum? Porque a folha de oliveira e seu extrato são considerados saudáveis?

Estes alimentos são ricos em polifenóis. Mas afinal de contas, o que são?

O termo polifenóis ou compostos fenólicos refere-se a um amplo e numeroso grupo de moléculas encontradas também nas azeitonas, no azeite extravirgem, em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas, soja e nas folhas da oliveira.    Os polifenóis têm recebido muita atenção da comunidade científica, pois podem exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante.

 

COMO OS POLIFENÓIS FUNCIONAM NO CORPO?

Muitos benefícios do micronutriente vêm de seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ao reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo no organismo, os polifenóis diminuem os danos celulares que podem levar a muitas doenças crônicas.   Os benefícios de consumir essa substância são inúmeros.   Os polifenóis são conhecidos por fornecer proteção contra doenças cardíacas, reduzir a inflamação que pode causar problemas de saúde como artrite reumatóide e doença inflamatória intestinal, impedir a formação de coágulos sanguíneos e apoiar o controle do açúcar no sangue. O extrato de oliveira Gamarra tem naturalmente polifenóis, entre eles a oleuropeína.

 

O QUE É OLEUROPEÍNA?

Oleuropeína é o mais abundante biofenol (composto fenólico) encontrado nas folhas de oliveira.

Os benefícios de consumir essa substância são inúmeros. Os polifenóis são conhecidos por fornecer proteção contra doenças cardíacas, reduzir a inflamação que pode causar problemas de saúde como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal, impedir a formação de coágulos sanguíneos e apoiar o controle do açúcar no sangue.

Algums alimentos ricos em Polifenóis são:

Frutas vermelhas

Embora todas as frutas vermelhas contenham uma dose vigorosa de polifenóis, os mirtilos (blueberries) são os mais ricos da lista. A fruta é fonte de antioxidantes de combate aos radicais livres que protegem o corpo de vários tipos de doenças crônicas. Pesquisas também mostram que os polifenóis encontrados nos mirtilos podem ajudar a reduzir a atividade de vários gatilhos da inflamação.

Vinho tinto

O debate sobre se o vinho é bom para você é tão antigo quanto o tempo, mas sabemos com certeza que o vinho tinto é rico em polifenóis (assim como o suco de uva). Mais especificamente, vinho tinto tem um alto teor de resveratrol, um tipo específico de polifenol que combate a inflamação.

 Azeite

As azeitonas são ricas em polifenóis, e o azeite é uma excelente fonte do micronutrientes. Portanto, utilize-o abundantemente em suas refeições. Não somente em saladas. O azeite pode ser consumido no preparo dos alimentos, na finalização e como calda em sobremesas. O azeite extravirgem é o indicado aqui!

Espinafre

No geral, os legumes são ricos em polifenóis, mas o espinafre está no topo do ranking. É rico em antioxidantes, que servem como compostos protetores e que dão ao espinafre seus efeitos antienvelhecimento.

Café

Sua xícara no café da manhã está lhe dando um bom impulso de polifenóis, especificamente uma forma chamados ácidos clorogênicos. Tais ácidos mostraram benefícios na prevenção de certas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, Parkinson e doença hepática.

Chocolate amargo

Cacau e chocolate na versão amarga são ricos em flavonóides, uma forma de polifenóis. Estudos mostram que o micronutrinte presente no chocolate amargo pode estar envolvido no controle do colesterol, ajudando a aumentar o colesterol HDL (bom) e a diminuir o colesterol LDL (ruim).

Oleaginosas

Qualquer que seja a oleaginosa que você goste de comer, ela possui polifenóis. Mas, avelãs e nozes têm a maior contagem da substância.

Extrato da Folha de Oliveira Gamarra

É um suplemento alimentar natural feito com folhas de oliveira, que tem alta concentração de oleuropeína, um poderoso polifenol. Por isso tem poder antioxidante, propriedades antivirais anti-inflamatória e antimicrobianas. Além de possuir uma atividade de proteção vascular, ajudando a reduzir a pressão arterial. Pode, também,  ser utilizado como auxiliar nos tratamentos de gripes, viroses e inflamações.

 

 

Referências:

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/polifenois-o-que-e/35007

https://cuidai.com.br/polifenois/#:~:text=Muitos%20benef%C3%ADcios%20do%20micronutriente%20v%C3%AAm,levar%20a%20muitas%20doen%C3%A7as%20cr%C3%B4nicas.

https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/alimentos-ricos-em-polifenois-garantem-mais-saude