A árvore da oliveira é conhecida também como a árvore da vida. Cultivada há milênios, é nativa da região do Mediterrâneo e atualmente se espalhou pelo mundo todo. Os frutos da oliveira, as azeitonas, fornecem óleo de oliva, componente essencial da dieta do Mediterrâneo, conhecido por estar associado com resultados positivos na saúde cardiovascular e na saúde geral do organismo.

Essa nobre planta chega a viver muitos e muitos anos. Há relatos de algumas árvores com mais de 2.500 anos na Europa e em Israel. Estudos apontam que há mais de 10.000 anos o homem aprendeu a extrair o azeite, que era utilizado não só como alimento, mas também como medicamento, cosmético, unguento, fonte de calor e de luz.

Tradicional mente, as folhas da oliveira eram utilizadas na medicina popular para melhorar as condições de saúde intestinal, cardiovascular e da pele. Estudos recentes têm demonstrado que os efeitos benéficos do óleo de oliva na saúde geral são advindos de dois principais componentes fenólicos, conhecidos como oleuropeína e hidroxitirosol.  Estes componentes estão presentes em maior quantidade nas folhas de oliveira com grande potencial antioxidante, apresentando diversas propriedades benéficas para a saúde.