1. Prove e, se possível, escolha azeite Extravirgem: um azeite de oliva extravirgem genuíno não apresenta defeitos no seu aroma e/ou sabor. Quando você provar um azeite, verifique se ele tem consistência fluida e gosto agradável. Existem casas que oferecem degustação de azeites, então aproveite. O bom azeite deve possuir sabor fresco, frutado e herbal.
  2. Data de fabricação: diferente dos vinhos, o azeite de oliva quanto mais novo melhor. Procure sempre consumir azeites frescos.
  3. Origem: verifique se o local de envase é o mesmo de onde foi produzido.  O método de produção do azeite de oliva está diretamente relacionado com a sua qualidade. Por isso, saber a origem do produto e os dados do produtor é sempre uma informação importante.
  4. Coloração do vidro: vidros escuros protegem o produto, fuja de vidros transparentes, pois a luz  é um dos fatores que prejudicam a qualidade dos azeites.
  5. Conheça a loja onde compra: tenha certeza de que o mercado ou a loja mantenham a prateleira dos azeites em local arejado e longe da luz do dia. Tanto o calor quanto a luz são fatores que oxidam o óleo e o fazem perder qualidade mais rapidamente.
  6. Observe o rótulo: fique atento às pequenas letras do verso da embalagem. Alguns azeites são propagandeados como extravirgem na frente da embalagem e atrás, com letras pequenas, é explicado que o produto é refinado, ou seja, possui mistura de óleo.

E lembre-se sempre: o Azeite Extravirgem traz verdadeiros benefícios para a  saúde, o que não ocorre com óleos compostos.

Conheça nossa loja virtual