A extração dos azeites Gamarra é feita como antigamente, em uma prensa mecânica, que foi desenvolvida pela nossa equipe.
A extração de azeites atualmente é feita em sua maioria pelos maquinários modernos de fluxo contínuo. No entanto nós, dos Olivais Gamarra, optamos por utilizar uma prensa mecânica que foi desenvolvida e aprimorada pela nossa equipe visando extrair azeites extravirgem com excelência em qualidade e sabor.
Vamos contar para vocês como é o processo de extração dos nossos azeites nesta matéria.
São 3 fases principais. Trituração das azeitonas, bateção e prensagem.
Antes das azeitonas serem trituradas elas são lavadas e pesadas. Depois seguem para o triturador com caroço e tudo. Elas são trituradas e formam uma massa.
Na fase 2 a massa de azeitonas trituradas é batida para que o azeite se solte.
Enfim monta-se a prensa de camada em camada, com bastante paciência, mas com agilidade, para que o azeite não fique muito tempo em contato com o ar.
Nossa prensa mecânica foi desenvolvida pensando nos mínimos detalhes. Todo equipamento que entra em contato com as azeitonas, massa de azeitonas e azeite é feito em inox. Os antigos capachos foram substituídos por telas que são repostas todos os anos.
Optamos por colher as azeitonas bem verdes. Assim obtemos um azeite mais intenso e com mais propriedades funcionais, com mais quantidade de polifenóis e antioxidantes. Sem contar no sabor, que é extremamente fresco e aromático.
Para fazer 1 litro de azeite são necessários cerca de 10 kilos de azeitonas.
Azeite Gamarra e as medalhas
Em 2019 enviamos nosso azeite pela primeira vez para o concurso Brazil International Olive Oil Competition e para nossa felicidade ele recebeu medalha de prata. A partir de então já foram mais 2. Bronze em 2020 e prata novamente em 2021. Isso comprova que estamos no caminho certo!
Boa noite e parabéns. Eu tenho uma lavoura de 290 pés de oliveiras no sul de Minas, município de Toledo com as variedades Arbequina, Arbosana Koroneiki entre outras, que já contam com dois anos de plantio. Pretendo extrair o azeite lá mesmo. Se puderem peço-lhes a indicação de onde conseguir o triturador e o batedor. Ajudaria muito este pequeno produtor que admira muito a vossa excelência, obrigado.
Oi Fernando, boa noite. Perdão pela demora em te responder.Sua mensagem ficou perdida no site. te passo onde conseguimos os nossos. Vc já tem a prensa e o decantador inicial? Fizemos para dois olivicultores com nosso projeto. Se te interessar entre em contato pelo nosso whatsapp que é 35 987099890.
Prezados(as),
Tenho interesse em conhecer vossa empresa.
Pretendo fazer uma visita quando ocorre a colheita, e extração de azeite de oliva.
Att.
Eliseu Camargo Martins
Fone:(48) 99174-0307