Reportagem por Maíra Lemos
De onde é que vem o azeite?
No Brasil, produzimos azeites espetaculares, no Sul e no Sudeste! E mais da metade da produção do Sudeste vem de Minas Gerais! Visitamos alguns produtores para mostrar “de onde é que vem” essa qualidade toda! Sabia que, quanto mais jovem o azeite, melhor?!
Visitamos alguns produtores para mostrar “de onde é que vem” essa qualidade toda! Sabia que, quanto mais jovem o azeite, melhor?!
Quem diria que o azeite produzido aqui pertinho da gente, no Brasil mesmo, nas regiões Sul e Sudeste, pode nos proporcionar mais qualidade do que os habituais portugueses, espanhóis e gregos, tão famosos, que vem de longe.
O azeite funciona de maneira oposta ao vinho. Quanto mais recente é a extração do óleo da azeitona, mais sabor e propriedades benéficas à nossa saúde.
Em Minas Gerais temos mais de 100 produtores de azeites. E o universo dessa fabricação é encantador!
A oliveira precisa de no mínimo 200 horas sob temperaturas abaixo de zero grau, por ano, para produzir as azeitonas. Por isso, no sul de Minas é que a gente encontra as fazendas produtoras de azeites.
Visitamos duas cidades. A primeira delas, uma das mais frias do estado: Maria da fé. Ainda era outono e pegamos 14 graus às 7 horas da noite, logo após o por do sol.
Visitamos a Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, onde conhecemos 68 tipos de oliveiras e acompanhamos a extração do azeite.
Depois fomos até a cidade Baependi e pegamos uma estrada de terra rumo ao Vale do Gamarra.
Lá, conhecemos uma ecovila e visitamos os olivais de duas famílias, que produzem azeites orgânicos de qualidade inacreditável! O Gamarra e o Vikaz.
O lugar é paradisíaco, no meio da natureza, em plena Serra da Mantiqueira. E é bonito de ver a relação de respeito com as plantas e os animais, que os moradores do local estabeleceram ali.
Veja a reportagem completa e assista ao video: